Chile 2019 - Parte 1

Olá!

Escrevo de Santiago (maio 2019) aqui nesse espaço que tenho visitado tão pouco, mas que gosto muito. Escrever pra mim é tão bom quanto tomar um banho quente, nesse friozinho que estou sentindo por aqui... entre 7 e 11 graus.
Vim por apenas uma semana, visitar meu filho mais velho, que está estudando aqui nesse semestre. Ele está fluente no espanhol chileno, está deliciosamente maduro sem perder sua ternura, seu jeito maroto e seu senso de humor fantástico.
Bom, as primeiras impressões foram:
-- saída do aeroporto para a cidade tem muito lixo nas ruas, muitos entulhos, nada muito bonito.
-- os chilenos de Santiago são muito gentis, simpáticos. Nada exagerado. Comedidos, mas "boa gente", o que para mim é mais que suficiente.
-- estamos num apartamento num bairro nada turístico: Balmaceda. Em frente ao parque de Los Reyes. Mui bonito. rs

Estar aqui e andar nas ruas desse bairro me deu uma sensação gostosa de estar conhecendo um pedacinho da Santiago de quem mora aqui. Não vi um turista. Muitas famílias, muita gente trabalhando... Pequenos armazéns, portinhas com lanchonetes, tudo muito simples.
Ah, os cachorros são um capítulo à parte. Ficam pelas ruas parados, olhando o movimento. Todos agasalhados. A maioria que vi são velhinhos.

Como já sabia, tinham me avisado também, comer aqui é caro. Não apenas nos locais turísticos. É tudo bem carinho. Hoje fui comprar meio frango assado com batatas fritas. Cerca de 30 reais. Isso porque estou em Balmaceda, bairro residencial, tranquilo.

Acho que as fotos dizem mais que as palavras.

Aí está o nosso prédio, na avenida que passa ao lado do Parque de Los Reyes. 
 
Minhas caminhadas diárias pelo bairro de Balmaceda. Muitas ruas assim, cheias de casinhas coloridas. E a Cordilheira sempre ao fundo, sempre presente, imponente. Incrível! 


Os parques de Santiago são lindos. Aqui um clic do Parque de Los Reyes ao lado, e acima o Bustamante. LINDOOOOO. Andando por ele ao anoitecer, me senti num outro tempo.











Meu filho em Lastarria, bairro que AMEI. Apesar do frio, música boa tocando pelas ruas, muitos ambulantes com arte, artesanato, roupas, tudo lindo. Bares, restaurantes e pequenos prédios charmosos, arquitetura interessante.

Ah, e descobri que Mari Mari é bem-vindo em romeno. Pelo menos foi o que o Google Tradutor me respondeu...  Por incrível que pareça, não tomei vinho nessa semaninha no Chile. Mas essas três cervejinhas da foto saboreei com meu filho "chileno".















VALPARAÍSO é um capítulo à parte. Vai ganhar outro post. Mas só pra deixar um gostinho... Uma das primeiras fotos que tirei quando chegamos na pequena e charmosa cidade...

TRÊS MOMENTOS GOSTOSOS...
Meus filhos batendo um papo com essa simpatia, que trabalha na floreria e já morou em Niterói, RJ. Detalhe... almoçamos ouvindo bossa nova.

Dois cantinhos charmosos da Floreria que me encantou na chegada à Valparaíso. 

Daqui a pouco tem mais CHILE, do meu ponto de vista único e pesssoal. 
Até já.
Beijos,

Comentários