Educação, jovens e outros

Olá, tudo bem!

Quase sempre, mudo a cor da fonte pelo teor, tom, astral do que escrevo aqui no blog. E hoje, resolvei deixar no pretinho básico mesmo, pois tenho pensado muito no que tenho visto em relação à Educação dos meus filhos, no que tenho vivido e convivido com jovens profissionais e no que rege a sociedade atualmente. 

E nada é muito animador para pintar essas letrinhas aqui de azul, laranja, rosa ou qualquer outra cor que não essa, preto!


Começo contando o que me aconteceu na semana passada. Sou uma mãe que trabalha fora. E como trabalha, bem mais que 8 horas diárias, principalmente considerando que em São Paulo temos que contabilizar como "horas trabalhadas" o tempo em que ficamos parados no tráfego, né?
Sendo assim, é a noite, quando vou colocar meus filhos pra dormir, que falamos de como foi o seu dia, a aula, se as tarefas foram feitas, se têm prova no dia seguinte etc.
Eis que às 23h e tanto, cobrindo meu filho de 13 anos, ele me diz: "Mãe, meu professor de matemática me pediu para te dar um recado. Ele disse pra eu te dizer que eu vou repetir de ano."
OI????????????????
Como assim? A gente nem terminou o segundo bimestre, eu estive há 20 dias na reunião da escola e falei justamente com esse professor que afirmou que o meu filho tem raciocínio ótimo, participa das aulas, só precisa falar menos e ter um pouco mais de disciplina nas tarefas, e aí ele passa um recado desses pro meu filho me entregar?? 
Que psicologia, pedagogia, didática, técnica é essa?? Bom, graças a isso, irei conversar com a coordenadora pedagógica da escola, pois na última escola dos meus filhos, no interior de SP, tivemos problema de bullying, preconceito por parte dos colegas era constante, mas os professores conversavam com os alunos, podemos dizer que havia um clima democrático em sala de aula. Vamos ver no que vai dar...


O segundo ponto que quero tratar aqui é a PREPOTÊNCIA dos jovens que estão hoje no mercado de trabalho. Eu, do alto dos meus 47 anos, respeito super não só quem é mais velho e experiente do que eu, mas também os mais novos. Trato com polidez, educação, penso 10 vezes antes de alterar a voz, ainda que eu esteja num momento de nervos alterados. Mas vejo, dia a dia, que sou uma exceção.
Existe um ar nesses jovens com seus vinte e poucos anos de "eu sei tudo, eu sou mais que você, você está ultrapassado, já foi... agora é a minha vez". A competitividade impera nessa turminha que acabou de sair da faculdade e que anseia pelas especializações, pós etc. E a palavra de ordem dessa moçada é: AGRESSIVIDADE. É isso: ser agressivo hoje é ser competente. É VENCER NA VIDA.
Não no meu dicionário. Não na minha experiência profissional e pessoal. NÃO PRA MIM.


Minha querida amiga Ana Paula Campos, forte e emotiva, um "touro" no signo e na vida, pessoa com quem sei que posso contar para tudo, nos bons e nos maus momentos... Mas espero que daqui pra frente, só venham bons...

OUTROS do título é que, graças a Deus, a vida também é feita de encontros, ótimos encontros, com amigos, pessoas inteligentes, íntegras, queridas, amáveis... O mundo, por sorte nossa, não é todo egoísta. Tem gente que ainda pensa no outro também, não só em si mesmo.
E é em homenagem a essas pessoas que encerro esse post desejando a todos uma EXCELENTE SEMANA, com muita luz, fé, amor e amizade. 

Minha querida Eliane Barros, amigona de todas as horas, para quem não tem distância e impossibilidade quando é preciso ajudar. Amiga pra valer!

Bjs,


Comentários