Meu amigo RUBENS EWALD FILHO na TV Cultura!

Olá!!!
Que boa notícia tenho hoje pra vocês. O Rubens de volta à TV ABERTA, falando de cinema. Que delícia. Estou trabalhando no V Paulínia Film Festival, de 11 a 14 de dezembro (hoje!) e tive a oportunidade de matar as saudades do REF nesses dias. Assistir a um filme ao lado dele e depois sair e ouvir suas reflexões e opiniões a respeito é mesmo um grande prazer e aprendizado. 
Já perceberam que sou fã, né! E amiga também, ainda bem. Uma das coisas que mais admiro em alguém no quesito "crítica" é ter o cuidado de antes de dar sua opinião e ponto, passar ao leitor ou espectador as qualidades e defeitos de uma obra. Afinal, cada um pode sentir, perceber e receber uma história de uma maneira. Os erros e acertos técnicos de cada filme devem sim ser apontados por quem entende de cinema. E o resto, o público é que vai dizer se gosta ou não. 
Rubens faz isso brilhantemente. Vimos ontem "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, com Leandra Leal. Bom filme. 
Beijos e não percam o Rubens na TV CULTURA, hein!
 
Rubens Ewald Filho estreia na TV Cultura
comentando clássicos do cinema
Primeira aparição do crítico será nesta terça-feira (17/12), na faixa Clube do Filme. Ele também apresentará as comédias do programa Mestres do Riso

São Paulo, 13 de dezembro de 2013 – Processo de filmagem, linguagem e estética do filme, e curiosidade dos bastidoresestão entre os elementos que serão abordados pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que passa a integrar o elenco da TV Cultura a partir da semana que vem, quando ele estreia nas faixas Clube do Filme e Mestres do Riso.

Sua estreia está marcada para a próxima terça-feira (17/12)à 0h, quando comentará o longa Marca da Pantera (Cat People, 1982), dirigido por Paul Schrader, incensado pela crítica por causa do roteiro de Taxi Driver. 

Refilmagem do clássico Sangue de Pantera, de 1942, Marca da Pantera foca a tensão da narrativa sobre a personagem Irena Gallier, interpretada por Nastassja Kinski. A jovem e bela garota descobre que tanto ela quanto Paul, seu irmão, vivido pelo ator Malcolm McDowell, o protagonista de Laranja Mecânica, são descendantes de uma estranha linhagem de homes-felinos que só podem amar e reproduzir entre si. O filme foi indicado nas categorias melhor trilha sonora e canção original no Globo de Ouro de 1983.

No domingo seguinte (22/12), às 15h30, Rubens dará o primeiro passo no comando do Mestres do Riso, comentando a comédia O Gato de Madame, estrelada por Mazzaropi.

Rubens chegou pela primeira vez na TV Cultura nos anos 1970. Convidado para fazer um teste para apresentar a série de filmes Cinema de Estrelas, ele gravou de improviso, foi aprovado e ficou na emissora. Apresentou ainda o programa Isto é Hollywood e participou dos debates de A Última Sessão de Cinema, que antecediam a exibição de cada película.

Nessa trajetória, Rubens Ewald Filho também teve cadeira cativa como comentarista no Metrópolis. “Sempre considerei a TV Cultura como o meu lugar de origem e onde aprendi a fazer televisão. Por isso, este retorno é importante”, declara o crítico.

Fora da TV Cultura, Rubens trabalhou em cinema como ator e foi roteirista. Entre as telenovelas que escreveu está a premiada Éramos Seis, em parceria com Silvio de Abreu.

Conhecido como o homem do Oscar, depois de comentar 27 vezes a festa dos Academy Awards para o Brasil, Ewald ainda conta com extenso trabalho nos principais órgãos de imprensa do Brasil. É um dos criadores do Polo Cinematográfico de Paulínia e do Festival de Cinema de Paulínia, além de já ter sido apresentador do evento.   




Comentários