A Mostra de Cinema tá aí!


Olá, tudo bem?
Dei uma sumida, mas é que ando a mil, trabalhando em Sampa, indo e voltando diariamente para Sorocaba.... loucura. Mas isso é assunto pra outro post, que em breve contara mais sobre meu novo trabalho. 
Hoje vou falar da mostra de cinema que acompanho há tanto tempo, que abriu as portas e janelas do Brasil para ver o mundo, pois antes do visionário Leon Cakoff, o público brasileiro só conhecia o cinema americano e um ou outro grande filme francês, inglês...

Graças ao nosso querido Leon, que nos deixou no ano passado, cineastas japoneses, iranianos, vietnamitas, húngaros, checos, mexicanos e de todos os cantos do mundo que vc puder imaginar tornaram-se conhecidos por aqui. Seus filmes foram vistos, revistos, distribuídos... E hoje, a cinematografia mundial é uma realidade para nós, brasileiros, que também temos a nossa cinematografia, SIM SENHOR!

Tive o grande prazer de conhecer o Leon no meu início de carreira, quando eu trabalhava na TV Bandeirantes, em 88, fazendo o Jornal de Vanguarda. Ele gravava comentários de filmes para o programa. Eu era a produtora que ia até o seu apartamento, que depois virou sede da mostra, na alameda Lorena, gravar. Ele suava, gaguejava, errava, mas em meio a muitos rolos de filmes, livros, pôsteres, demonstrava sua paixão e conhecimento sobre o assunto. 
Anos depois, já trabalhando na HBO BRASIL, outro privilégio: acompanhar festivais de Veneza ao lado dele e de sua mulher, Renata de Almeida, hj brilhante diretora à frente do evento que traz 350 filmes em 2 semanas de maratona cultura para Sampa. 

Cobri várias mostras pela HBO, pela TV TEM... hj, acompanho como cinéfila (meio enferrujada, pois depois que tive filhos, a paixão pelo cinema ficou para trás...).
E vamos A 36ª EDIÇÃO.... que certamente, será memorável, como todas as anteriores...

Renata de Almeida, Rubens Ewald, eu, Leon e Maria Angela de Jesus, 
no terraço do Hotel Excelsior, em Veneza


36ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO
Abertura do evento será na quinta-feira, 18 de outubro, com o filme chileno NO de Pablo Larraín, exibido no último Festival de Cannes. NO fala da campanha do plebiscito que Pinochet fez naquele país para saber do povo se permanecia no poder ou não.
Evento homenageia ANDREI TARKÓVSKI com retrospectiva completa de sua obra, exposição e livro.
NOSFERATU, de F.W. Murnau terá apresentação especial no dia 02 de novembro, no Parque do Ibirapuera.

São Paulo, outubro de 2012 - De 19 de outubro a 02 de novembro acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas serão exibidos cerca de 350 títulos de mais de 60 países e diversas cinematografias em 28 espaços entre salas de cinema, museus e instituições culturais espalhados pela capital paulista. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.
36ª Mostra Internacional de Cinema é composta por cinco seções: Competição Novos Diretores – que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista); Perspectiva Internacional– que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectivas – seção com obras completas ou não de diretores importantes ou mesmo desconhecidos; Apresentações Especiais – exibição de clássicos ou de filmes de diretores que estão sendo homenageados pela Mostra;  Mostra Brasil – exibição de títulos brasileiros inéditos em São Paulo. Todos os filmes brasileiros concorrem ao prêmio Itamaraty, mas os totalmente inéditos no país - primeiro ou segundo filme de jovens diretores - estão também na seção Competição Novos Diretores.

Comentários