Notícia da Folha de agora pouco levanta a hipótese de que arqueólogos encontraram o esqueleto da mulher que inspirou o pintor da Mona Lisa. Nossa, que bizarro.
E eu que gosto tanto do quadro. E ainda mais da versão gordinha, do Botero.
Copio abaixo a notícia, algumas informações a respeito da MONA LISA em homenagem ao pintor e a tal Lisa, que Deus a tenha! rs
Bjs,
Mona Lisa
E eu que gosto tanto do quadro. E ainda mais da versão gordinha, do Botero.
Copio abaixo a notícia, algumas informações a respeito da MONA LISA em homenagem ao pintor e a tal Lisa, que Deus a tenha! rs
Bjs,
- NOTÍCIA DE AGORA POUCO DA FOLHA ILUSTRADA:
Uma equipe de arqueólogos afirmou ter encontrado sob o piso de um convento em Florença, na Itália, os ossos de Lisa Gheradini --que teria posado para o quadro "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci.
Gheradini era casada com um mercador de seda chamado Francesco del Giocondo (na Itália, a pintura é conhecida como "La Gioconda") e muitos historiadores acreditam que ela seria a moça retratada na famosa obra de Da Vinci.
No ano passado, a equipe de arqueólogos começou a escavação do convento Santa Úrsula, onde ela viveu desde que seu marido morreu até sua morte. Inicialmente, foi encontrada uma cripta em que Gheradini teria sido enterrada. Lá, os pesquisadores acharam um crânio aparentemente feminino e outros fragmentos de ossos humanos.
(também conhecida como A Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino[1].
A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, com o nome oficial de Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo,[2] e é a sua maior atração.
A minha preferida, de Botero! Queridíssima né?
Mona Lisa
Comentários
Postar um comentário